segunda-feira, 28 de março de 2011

Novo método para medir a gordura do corpo.

Semana passada, passou no Bom Dia Brasil, um novo método para medir a gordura corporal. De acordo com os estudos feitos pela Universidade da Califórnia, o IAC (Índice de Adiposidade Corporal) revela o que não aparece no antigo IMC (Índice de Massa Corporal).
Segue a reportagem, retirada do site http://g1.globo.com/bom-dia-brasil:

" Pesquisadores da universidade americana da Califórnia criaram um novo método para medir a quantidade de gordura no corpo. Por essa nova medição, o peso certo ou errado de cada um está diretamente relacionado ao tamanho dos quadris.

Um novo índice para medir uma velha questão: estou com o peso certo?
De acordo com o Índice de Adiposidade Corporal (IAC), ou gordura do corpo, quanto maior a circunferência dos quadris em relação à altura, maior a chance de estar acima do peso.

Pela tabela do IAC, o índice de gordura saudável para mulheres vai de 21 a 32 pontos; de 33 a 38, ela está acima do peso; e acima de 38 pontos já é obesidade.
O IMC, que é o sistema mais antigo, mede o índice de massa corporal relacionando o peso e a altura.

“O IMC só mostra o volume a pessoa, o quanto de massa tem distribuída. O IAC já diferencia a massa gorda do restante do tecido, a massa magra”, explica o professor de educação física André Mendes.

Segundo a tabela do IAC, homens têm peso normal na contagem entre 8 e 20 pontos; de 21 a 25 estão acima do peso; e com mais de 25 pontos estão na faixa da obesidade. O IAC é mais um índice utilizado na luta contra a balança, mas ele não substitui exames que vão dizer com precisão quais os índices de gordura corporal da pessoa.

Ela precisa passar por uma avaliação mais abrangente, com avaliação clinica. Nenhum deles dá uma situação definitiva, há falhas na utilização dos métodos mesmo que aplicados corretamente”, alerta o médico Walmir Coutinho, da Sociedade Brasileira de Endrocrinologia".


Como Calcular o IAC


"Para calcular o IAC, basta utilizar a seguinte fórmula:
 
IAC: [Quadril / (altura x √altura)] – 18
 
      Ou seja, calcule a raiz quadrada da sua altura e a multiplique pela sua altura real. Divida a medida do seu quadril pelo resultado da conta que você obteve. Do resultado final, subtraia 18. Você terá a pontuação.

       Pela tabela do IAC, o índice de gordura saudável para mulheres vai de 21 a 32 pontos; de 33 a 38, está acima do peso; e acima de 38 pontos já é obesidade.
      Os homens têm peso normal na contagem entre 8 e 20 pontos; de 21 a 25 estão acima do peso; e com mais de 25 pontos estão na faixa da obesidade. O IAC é mais um mecanismo da luta contra a obesidade.

O antigo sistema é o Índice de Massa Corporal (IMC) e mede o índice de massa corporal relacionando o peso e a altura. A fórmula é:

IMC: [Massa / (altura x altura)]

Ou seja, multiplique sua altura por dois. Depois, divida o seu peso pelo resultado obtido.
- Uma pontuação abaixo de 18,5 significa que a pessoa está abaixo do peso.
- O peso normal fica entre 18,6 e 24,9.
- O sobrepeso entre 25 e 29,9.
- A obesidade está de 30 a 39,9.
- A pontuação acima de 40 indica obesidade mórbida."


5 comentários:

Gi VENCEDORA disse...

Bom dia flor...
primeira vez passando aqui.
Mais um mtodo de avaliação??
aff eles querem é nos enlouquecer.
Uma otima semana p vc, com muitas vitorias..
abraços

Unknown disse...

Bom Dia Amiga!!!
Olha este método não deve funcionar muito comigo porque mesmo acima do peso eu jamais tenho os quadris largos então não daria muito pra se basear. Pra vc ter uma idéia fiz a conta e o resultado deu 16 bem abaixo de 21 que é considerado a gordura saudável.
Realmente eles criam cada coisa, inventam métodos novos a todo momento acbam é deixando as pessoas mais confusas.
Mas vale a dica, vamos é esperar pra ver se a moda vai pegar.
Um grande Beijo e ótima segunda!!!

A Viajante de Dieta disse...

Nossa achei muito legal essa matéria gostei muito, peque não vi o jornal esse dia.
Beijos

Pri disse...

Olá Paula..Tudo bom??

Passando pra te dar as boas vindas no Desafio de Inverno..

Não se esqueça de postar seu peso Inicial tá??

Bjusss e precisando só me chamar :)

Ju disse...

Oiiii...estou na luta contra a balança. E quero muito fz novas amizades pra assim conseguir vence essa luta diária.Estou te seguindo e espero q eu possa contar com seu apoio tbm. Pois amigas blogueiras emagrecem juntasss. bjs