quarta-feira, 29 de junho de 2011

Cuidando da Nossa Higiene Íntima

          Nunca tive corrimento vaginal até ter meu filho. Tive candidíase, que é uma doença causada por pelo fungo Candida Albicans (para saber mais sobre a candidíase, clique aqui!), eu até brincava dizendo que a “Dona Candida” tinha se tornado minha amiga íntima, já que nenhum tratamento resolvia definitivamente o problema, apenas amenizava os sintomas, como a coceira e a secreção. Desde então, há um pouco mais de 7 anos uso sabonete íntimo. Não tenho corrimento visível, anormal, que me incomoda. Conheço bem o meu corpo, pois o método anticoncepcional que uso – o método billings – exige isso de mim.
        Conheço vários tipos de sabonetes íntimos, mas pela primeira vez estou usando um da natura (que foi lançado há pouco tempo, se não me engano, ainda este ano). É o “Natura Higeia”, o cheiro é muito bom, meio floral, mas em termo de consistência do produto e a sensação que deixa após o uso  não o torna como sendo o meu preferido. Paguei por ele R$23,80.
        Como o nosso órgão sexual é interno é preciso que ele se mantenha úmido, fazendo com que apareça um corrimento líquido e esbranquiçado que é normal.  Esse corrimento normal varia em quantidade e consistência durante todo o ciclo menstrual. E pode aumentar durante os momentos de excitação sexual, na gravidez e nas mulheres que usam pílula anticoncepcional ou DIU.
        Agora, se o corrimento tiver um aspecto anormal, ou seja, se vier acompanhado de coceira, queimação vaginal, forte odor ou dor na relação sexual é preciso procurar um médico, pois pode ser que se tenha alguma infecção.
        Mantermos uma boa higiene íntima é essencial. A limpeza da área genital deve ser parte da nossa rotina diária (para muitos pode parecer absurdo falar assim, mas sei que tem gente que não mantém essa higiene de forma adequada). A pele nessa região é muito delicada, e é preciso muito cuidado para não irritar ou inflamar na hora da higienização. Já tentaram me vender vários produtos para higiene íntima, perfumes, desodorantes e sabonetes com cheirinhos diversos e prometendo acabar até mesmo com o odor natural da vagina. Isso é perigoso pois pode comprometer o equilibro químico da vagina e deixá-la mais suscetível à infecções.
        O mais indicado é usarmos um sabonete próprio, com o ph fisiológico, que se compara ao da vagina. Devemos lavar somente a vulva, a parte externa, porque o interior da vagina é limpo com as próprias secreções. Uma pequena quantidade de sabonete deve ser aplicada na mão e espalhada delicadamente na região genital externa. Em seguida enxaguar bem.  A adoção de medidas simples como estas garantem uma higiene íntima perfeita, garante saúde e bem-estar.

Cuidados com a Saúde Íntima
•Usar proteção na relação sexual para evitar doenças
•Usar calcinhas de algodão
•Evitar calcinhas apertadas e com lycra
•Usar roupas adequadas para ventilação da região
•Não emprestar calcinhas, biquíni ou toalhas de amigas
•Lavar a calcinha adequadamente para evitar proliferação de fungos
•Usar sabonetes íntimos diariamente
•Utilizar protetor de calcinha somente quando necessário
•Evitar absorventes perfumados, pois podem causar alergia
•Não deixar o absorvente interno o dia todo pois pode haver proliferação de bactérias
•Dar preferência aos papéis higiênciso brancos e sem perfumes. Os coloridos e perfumados podem causar alergias
•Evitar banho muito quente, pois pode irritar a mucosa vaginal
•Consultar um ginecologista sempre que perceber alguma irregularidade
Fontes: Guia médico da família – Ed. Nova Cultural e http://yasminmantsoni.blogspot.com/2009/08/higiene-intima-feminina.html
Meninas, não esqueçam do nosso sorteio!!

4 comentários:

Minha doce Gabriela disse...

Oi Paula. Meu nome é Gisele, e achei o link do seu blog em http://aprendendocomolevi.blogspot.com/ da Dayane. E achei que você está sendo muito determinada no seu objetivo de emagrecer. Logo achei!?! Determinada, da minha cidade e com sorteio? Já vou seguir...rsrsrsr.

Beijão, p/ vc.

Bia Lima disse...

Oi.
Vim te parabenizar pela determinação e pelo sucesso!!!!!
Vou te sguir, pois vc me inspirou!!!!
Beijos

♥Gordelícia♥ disse...

que belo post...gostei!eu uso o desodorante íntimo da natura e gostei muito,o cheirinho é maravilhoso e achei também que rende bastante .obrigada pela visita amore,também estou te seguindo ok...bjs

Liliane de Paula disse...

Olá, Paula. Obrigada pela sua visita.
Li alguns post seu e vi que vc luta com a balança. Lembre-se que a briga tem que ser diária e constante. Perder peso pode ser fácil. Difícil é manter.
Não tenho problema com peso. Mas se ganho 100 gr na minha cabeça funciona como 10 kg. Pense assim tb. Não deixe o seu sucesso até agora, ser jogado fora.
Já morei em Brasília. Na 115 Sul. Amo Brasília.