terça-feira, 12 de julho de 2011

Vamos falar de ARROZ!!

      Essa matéria sobre arroz saiu na Revista do Correio, só estou compartilhando com vocês!
     Eu não consigo viver sem arroz, essas dietas de sanduíche, de tomar shake na hora do almoço... tô fora!! Almoço sem ele é raro!!
    Um prato tão saboroso, popular, fácil de fazer. Estou tão acostumada com o arroz branquinho, tradicional (polido ou agulha), que nem imaginava a grande variedade que há desse cereal.
Para os que só se lembram das variantes branca e integral (como eu), aqui será apresentando várias versões dele:

"Polido ou agulha
O mais comum, chamado de branco. Quando da sua fabricação, perde a “casca”, o que retira também grande parte do seu poder nutritivo. Uma vantagem é o preço, bem menor do que os dos similares, além de ser facilmente encontrado. Além de tudo, é o que leva menos tempo para ficar pronto.  


Arroz integral
Ao manter sua camada externa, o grão de arroz integral conserva as principais qualidades energéticas, contendo três vezes mais fibras, cinco vezes mais vitaminas e quatro vezes mais magnésio do que o branco comum. São essas fibras que ajudam a manter o intestino mais regulado. Seu preço, porém, é mais elevado.
 

 
Arroz parboilizado
Esse tipo de arroz passa por um processo chamado hidrotérmico, que o cozinha parcialmente com casca. Nesse método, parte das vitaminas e minerais passa dessa casca para o interior, aumentando o seu valor nutritivo. O parboilizado tem grande quantidade de vitaminas do complexo B.
 

 
Arroz cateto ou japonês
Como o próprio nome já diz, essa variedade é a base da culinária japonesa. Com grãos curtos, curvados e um pouco transparentes, têm grande quantidade de amido e, após o preparo, tende a ficar mais macio e cremoso, se comparado ao comum. Também pode ser encontrado com grãos que mantêm a sua casca e o gérmen, concentrando assim o seu valor nutricional.
 


 

Arroz arbóreo
Possui o grão mais arredondado e concentra bastante amido, conferindo consistência cremosa. Também tem uma incrível capacidade de absorver condimentos. Por isso, é o mais indicado para a preparação de risotos.
 



 
Arroz basmati ou indiano
Famoso por seu aroma adocicado de nozes, o diferencial do arroz basmati é o seu gosto mais forte e a capacidade de reter água durante o preparo sem que os grãos fiquem grudados uns nos outros.



 

Arroz vermelho
O arroz vermelho é rico em monocolina, substância que pode auxiliar na redução do nível de LDL (colesterol ruim) no sangue.
 



 
Arroz negro
Mesmo ainda não sendo tão popular, esse tipo de arroz contém 20% a mais de proteínas e 30% a mais de fibras do que o arroz integral. Além disso, contém menos gordura, seu valor calórico também é baixo e tem muito ferro. O arroz negro previne contra problemas cardiovasculares, câncer e envelhecimento, pois conta com substâncias antioxidantes.
 

 
Arroz selvagem
Apesar do nome, não é um arroz de verdade, sendo um tipo diferente de gramínea, o famoso capim. Os grãos são escuros e têm um comprimento três vezes maior do que o arroz comum. Pobre em gorduras e rico em proteínas, é uma boa fonte de potássio, fósforo e vitaminas".




Em qualquer caso, seja qual for a sua escolha, o arroz deve ser combinado com outros alimentos como leguminosas, verduras ou leite, para aumentar a sua capacidade nutritiva.  
Bom Apetite!!

Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/revista/2011/07/08/interna_revista_correio,260312/quarteto-fantastico.shtml
Fotos: Google Imagens

8 comentários:

Ariane disse...

Olaa!!!
saiu uma matéria assim na Boa Forma do mês passado....achei super interessante!!!
até hj só comi arroz branco, japones e integral. Ultimamente troquei para integral!!!!
Bjuu..e um ótimo dia!

Carol disse...

Paulinhaaa amiga da rita é amiga minha tb rsrsrsrs fiz o blog domingo to pedindo pras meninas me ajudarem... se vc quiser, to auqi http://www.dietandoadieta.blogspot.com/

beijo obrigada

Bia Lima disse...

Nhá!! Vc pegou no meu ponto fraco... EU AMO ARROZ... AMO DE PAIXÃO!!!
Adorei a matéria!!!
Beijos

Emanuelle disse...

oiee linda
qts tipos de arroz hein, alguns eu nao conhecia...

ah tbm axava chato anotar calorias, mais depois que passei a controlar nesse site (http://www.programacorpoemequilibrio.com.br) to adorando...

bjus
xauxau

Ariane disse...

oi...já me inscrevi sim para participar do sorteio!!!!!
Obrigadaaa!
bju

*ANGELA* disse...

oieee
aqui em Londres eu como o Brasmati, na verdade como de vez em quando, mas faco todos os dias pro marido, os unicos que achei aqui foi ele e o integral.

bj

disse...

Muito legal esse post!

D. Cris disse...

Nossa arroz vermelho e negro, essa foi novidade pra mim, mas vou continuar com o branco mesmo.
Vi seu blog no blog de uma amiga e vim ver a matéria sobre o arroz e vi que tem muita coisa interessante, gostei muito do post anterior sobre os chás.
Já virei fã e estou seguindo.Parabéns pelo peso já eliminado.
Bjus ótima quarta.