quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Canelite

       Meu peso estacionou! Não saio da casa dos 74, até cheguei um dia aos 73,8, mas logo voltei para os 74!! Tô decepcionada!!

Há duas semanas comecei a correr.
Estava correndo uns 5-7 minutos e depois caminhava uns dois minutos e depois mais 5-7, isso até completar 30 minutos.
Segunda-feira não fui para a academia.
 Terça fui fazer esteira (40 minutos), consegui correr um pouco mais, uns 15 minutos. Quando cheguei em casa, senti um pequeno incômodo na canela.
Quarta-feira, depois da musculação, fui fazer esteira novamente (30 minutos), consegui correr uns 20 minutos (ou mais). Mas quando cheguei em casa, não estava aguentando de dor na canela e no joelho. Coloquei gelo no local, meu marido fez massagem e nada adiantou!

Fui pesquisar sobre o que é Canelite.
Canelite, segundo o fisioterapeuta Glauber Alvarenga,  é uma inflamação da parte mais externa da tíbia, também conhecida como periostite, ou dos músculos e tendões que se inserem nela. É uma dor normal principalmente em iniciantes na corrida, mas também quem corre médias e longas distâncias também podem senti-la..
O quadro é exatamente o que sinto, dor na região da canela, que normalmente está relacionada ao impacto repetido da corrida.



As causas podem várias:
- Corrida em terrenos irregulares ou superfícies muito duras;
 - Fraqueza dos músculos da perna (como os tibiais);
- Falta de alongamento da panturrilha;
- Aumento da distância;
- Freqüência ou velocidade da corrida de maneira excessiva;
- Treinamento sem orientação de um profissional;
- Pronação excessiva do pé (pisar para dentro);
- Supinação excessiva dos pés (pisar com a parte de fora dos pés);
- Calçado inadequado.

Não sei qual foi a causa da minha dor na canela. Alongamento não é, sempre faço antes e depois dos treinos. Acho que preciso de uma avaliação da minha pisada e também de um tênis novo!!!
Hoje não consegui ir na academia. Amanhã vou conversar com o professor e quem sabe eu não procure um ortopedista também!!! E agora é esperar!
Em relação a canelite, estou triste por dois motivos:
1. Não sei quando vou poder voltar a correr (ADORO!!);
2. Eu que já estava com o metabolismo lento, agora que vai ficar devagar mesmo.

Tem mais coisa sobre a canelite nesses sites:



Nenhum comentário: